És freelancer? Junta-te ao clube.

Isto de ser freelancer tem muito que se diga, uns são por opção, outros são porque não têm opção. Mas acho que às vezes as pessoas ainda não sabem bem o que é trabalhar com um freelancer.
Nós freelancers, trabalhos por conta própria, não pagamos ordenados mas pagamos todas as nossas despesas. Não aturamos patrões, mas lidamos com os clientes, fornecedores e afins. Somos nós que fazemos o trabalho, que respondemos a emails, que pedimos e enviamos orçamentos, que atendemos o telefone, que vamos a reuniões. Tudo somado vejam o tempo que temos e a fantástica rapidez de resposta que ainda conseguimos ter (eu tento).
Eu sou freelancer por opção, fui eu que quis e trabalhei para isso. Rompi com contratos, secretárias com o meu nome e deveres de funcionário, para trabalhar por mim. Sim, por mim. A verdade é que trabalho mais, muito mais, mas também trabalho com muito mais prazer e vontade. A gestão do meu tempo é algo tão complexo que dava para fazer uma tese de doutoramento. Porque depois de briefings, contactos, telefonemas, reuniões, ainda temos de fazer o trabalho. E às vezes exigem ainda mais reuniões, mais telefonemas, mais contactos e nós só queremos é trabalhar.
É verdade que gerimos o nosso tempo, que trabalhamos quando queremos mas não nos vamos iludir também paramos e precisamos de parar. Também gostamos de feriados e fins-de-semana porque foi por isso que escolhemos esta vida  :)

3 comentários:

  1. É verdade, Filipa. E quando no meio de tudo isso juntamos ter o nosso filho connosco em casa, é ainda mais intenso e "louco" às vezes, mas altamente compensador! :) Agora estou numa fase de voltar ao "fifty-fifty" - ter meio horário preenchido e o restante como freelancer. Ainda me estou a adaptar e não é fácil, mas às vezes também temos que fazer opções e assim consigo conciliar o melhor dos dois mundos! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar