Avalia o teu site e faz melhor.

Normal é avisar das mudanças quando já estão feitas mas o propósito agora é outro: planear a comunicação para o próximo ano e mudar com o que aprendemos no ano que passou. Acima de tudo é fazer balanços do que aconteceu, do que poderia ter corrido melhor, do que nos esquecemos de fazer e pôr em marcha as ideias que não chegaram a vir ao de cima.
A começar pelo nosso espaço virtual, seja um blog ou um site, ele não tem de estar sempre igual, os conteúdos podem mudar, o design pode ter melhoramentos ou até mesmo evoluir.
O meu site foi todo renovado em Setembro deste ano e a mudança de plataforma foi o principal objectivo. Passar de um site estático para um dinâmico, onde o portfolio fosse o centro da narrativa era a maior mudança que queria fazer. E assim foi, passei a ter um portfolio com melhor acesso, dividido por categorias, onde em cada trabalho conto a sua história e onde mostro várias etapas e trabalhos do mesmo cliente. Perfeito!
A outra grande mudança era ter a parte da formação e workshops mais legível, que fosse mais fácil perceber que workshops tenho e o programa de cada um. Isso também foi facilmente alterado, agora com o novo site.
A verdade é que apesar de um site ser algo mais estático do que um blog, eu quis ter um site que fosse dinâmico, e que fosse facilmente actualizado com novos trabalhos.
A mudança de plataforma foi o que permitiu toda esta dinâmica, passei a ter um site em WordPress. E aqui fez-se luz, perdi a fobia que tinha com o WordPress já há alguns anos, e passei a adorar o backoffice e a ser autónoma a editar conteúdos [desculpa WordPress, por nos últimos anos andar um pouco de costas voltadas para ti].
Eu edito, mexo e altero quase tudo no site, quando quero e como quero. Cada vez que tenho um projecto novo, é tão fácil de o inserir no portfolio que o faço no momento do seu lançamento.

Por isso, vamos analisar, avaliar e melhorar. O nosso site ou blog merece toda a nossa atenção e não deve ser um descuido ou deixado para segundo plano.


Homepage, o que vou mudar?
A primeira visita começa quase sempre por aqui, é capaz de ser a página mais importante de um site, e talvez aquela que nos dá mais trabalho a editar e a actualizar.
O que vou mudar?
- As fotos do slideshow vão passar a ser fotos minhas em "acção", relacionadas com projectos. Pois este ano houve um aumento de trabalho a nível de sessões fotográficas onde trabalhei directamente com o cliente.
- As fotos dos serviços vão também mudar.
- O número dos "últimos trabalhos" vai também aumentar, quero mostrar mais trabalho na homepage.
- Talvez vá surgir um pop-up numa primeira visita ao site com a subscrição da newsletter (isto ainda a estudar).

A equipa vai mudar
Ou melhor, vai crescer. Ela já cresceu e já estamos todos a trabalhar em equipa. Mas vão surgir novas caras na equipa. A ideia da Lance e o texto vai ser melhorado, quero explicar melhor como trabalhamos e como funcionamos... às vezes ainda surgem dúvidas.
Talvez aqui surja uma área de parceiros, pessoas às quais por vezes recorro e recomendo.

Avaliar os serviços
Ao longo do ano vão surgindo dúvidas dos clientes sobre o que fazemos. Também aqui nesta página vou inserir algumas coisas que não estão e que de vez em quando me perguntam se fazemos.
Os serviços combinados vão deixar de existir, não porque não tenhamos feito vários, mas porque no fim acabamos sempre por os alterar de modo a serem mais personalizados e fazer à medida de cada cliente. Isto foi algo que aprendemos no último ano: packs combinados acabam sempre por serem alterados.

A página de formação vai ser a grande volta
Esta área de formação e treino vai dar uma grande volta, não porque vá deixar de existir. Os workshops vão se manter e o novo calendário de formações vai ser lançado para 2016. Mas aqui tenho uma grande novidade, que ainda está em fase de teste, não prometo já para Janeiro porque requer uma preparação maior, mas vai ser uma coisa gira que me está a deixar muito entusiasmada e acho que vão gostar, e muito.

E clientes?
Só está em cima da mesa ainda uma questão: quero inserir testemunhos de clientes. Talvez insira na própria página do trabalho, mas provavelmente os testemunhos vão ganhar destaque também na página de serviços. O que dizem do meu trabalho tem sido tão bom e gratificante que quero partilhar com vocês.

Passaram apenas 3 meses desde o lançamento do novo site, e é o tempo suficiente para se fazer um primeiro balanço e avaliar o que pode ser melhorado. É importante não nos esquecermos da nossa casa, onde comunicamos e onde expomos o nosso trabalho, é este o ponto de partida para evoluirmos.

Olhem para o vosso site ou blog e vejam as críticas construtivas que têm recebido nos últimos meses, ou sugestões que têm feito. O que acham que podem melhorar?

Filipa Simões de Freitas
www.lancecollective.com

3 comentários:

  1. Gosto muito do site. Adoro o aspecto clean que tanto em voga está agora e é super intuitivo e descontraído. Parabéns :) Acho a ideia das newsletter super positiva, principalmente no que toca às formações.

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de te ler e do teu trabalho e por isso recomendo sempre;)

    ResponderEliminar