Aos meus colegas...

...isto não é uma corrida, o primeiro a chegar pode nem ganhar nada. Não interessa a rapidez, o passo apressado, os encontrões e a perseguição. O que interessa somos mesmo nós, eu e tu, designers, profissionais, humoristas e às vezes até milagreiros.

A maneira como falamos, andamos, sorrimos, faz de nós únicos, o modo como dizemos bom dia ou como escrevemos um email faz-nos pessoas diferentes. Fazemos o mesmo mas somos intuitivos, emocionais e é isso que passamos para quem trabalha connosco. É isso que vêem em nós e que nos faz chegar onde queremos.
Se somos freelancers, todos os dias são uma loucura, todos os meses são diferentes e o trabalho então é do mais variado e imprevisível que pode ser. Se eu hoje faço assim, amanhã podes ser tu a fazer e é a isto que assistimos todos os dias. Somos muitos, mas todos diferentes a fazer o mesmo ou pensamos nós que fazemos o mesmo, mas eu acredito que mesmo para fazer um simples flyer temos métodos e maneiras diferentes de o fazer.
Existe aquela palavra [concorrência] que às vezes nos lembramos dela, que às vezes nos faz ir espreitar o que se anda a fazer. Mas tem de ser um processo saudável. Não nos vamos imitar, nem começar a fazer tudo igual, assim deixamos de ser nós próprios. Podemos aprender, fazer e progredir. Não é por termos uma máquina fotográfica xpto que vamos ser mega fotógrafos, certo?
Eu designer, já dei por mim a pensar nisto... não tenho amigos designers. Não existe o hábito de um designer desabafar com outro, de partilhar as suas dores e crenças. Somos fechados, cada um no seu mundo, no seu teclado.
Por vezes falo demais, e confesso que às vezes vejo isso como um problema, falo pelos cotovelos, falo antes mesmo de me perguntarem alguma coisa. Falo antes mesmo de pensar se o que digo tem algum interesse... Por alguma razão segui Comunicação, sim porque nós designers comunicamos em tudo o que fazemos.
No último ano tenho apoiado outra designer, que tal como eu é freelancer, e tenho partilhado com ela aquilo que tenho vindo a aprender nos últimos anos. Uma vez até lhe passei uns ficheiros sem qualquer problema e ela perguntou se eu estava mesmo a fazer isso? Assim, sem mais nem menos? Sim, passei. Depois o que ela faz com eles já é a arte dela. Eu cá tenho a minha. E não sou só eu que partilho, também tenho aprendido com ela.
Mas isto tudo porque recebi um email de um colega há uns meses atrás, que não conheço. Queria iniciar-se na área com um novo cliente mas não fazia ideia dos preços nem como proceder. Deixei o email para responder ao final do dia, respondi, partilhei um pouco do meu trabalho e do meu método. Agora, passado algum tempo recebo novo email, a agradecer e a perguntar se pode passar o dito trabalho para mim pois já não iria continuar. Fiquei pasmada claro, e como boa portuguesa que sou, confesso que desconfiei de início, não me fossem passar um trabalho que ninguém quer fazer (eu iria querer?). Tive de perguntar claro quais eram os motivos para me passar o cliente... A verdade é que de todos os amigos, professores e designers a quem pediu ajuda, ninguém respondeu, a não ser eu que respondi na altura e com uma resposta concreta. Vês, Filipa? Fizeste bem.
E nós colegas, também não podemos nos fechar. Isto não é uma corrida, mas o que está feito está feito e as nossas ideias serão sempre as nossas, só temos de saber que são mesmo nossas.

Filipa Simões de Freitas
http://lancecollective.com/


6 comentários:

  1. Olá Filipa! Eu também sou designer de comunicação e, simplesmente por isso mesmo, percebo muito bem do que falas. É verdade o que dizes sobre sermos fechados e não partilharmos assuntos que nos são comuns, por razões várias, mas que andam muito à volta da palavra concorrência... É pena porque ao contrário do que muitas vezes pensamos tínhamos mais a ganhar com isso do que a perder.
    A tudo aquilo de que falas e com que eu concordo, queria só acrescentar que, pela minha experiência, eu acho que os designers não falam entre si, nem partilham, embora lá no fundo, quisessem saber e até precisassem dessa partilha.
    Continuação de bom trabalho e de bons projetos!
    Bjs,
    susana

    ResponderEliminar
  2. Adoro, adoro. Parabéns por ser assim , fiel a si mesma. O sucesso estará sempre consigo.

    ResponderEliminar
  3. Que final de história tãop bonito, e que bela postura a tua! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  4. É mesmo assim... Eu também falo demais, partilho tudo, nunca consigo distinguir o que devo do que não devo dizer ou contar... Mas sabes que mais? Quando vou dormir, vou feliz! E cada vez mais me escrevem, me agradecem, me dizem que ficam surpreendidos mas que gostam. A alma é o segredo do negócio ;) (estou em dívida para contigo, respondo-te ainda hoje!). Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Nos últimos anos aprendi que os meus colegas não são rivais. Eu tenho muitos amigos designers. As minhas melhores amigas são designers... e a partilha ajuda-nos a crescer. Partilhar alguns segredos não tem obrigatoriamente que ser mau. Crescemos e aprendemos com os erros e com as vitórias dos outros e isso mostra maturidade. É bom que a tua forma de ver seja igual à minha, acho que no fim saímos a ganhar bem mais do que se quisermos guardar tudo para nós :) Já cheguei a mostrar projetos mesmo antes de os entregar ao cliente para saber o que elas achavam. Há dicas que nos ajudam a melhorar e devemos ser parceiros, não rivais :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro a tua forma de ver a vida e como ages. Mostra o tipo de pessoa que és pelos actos mais simples ;)

    Glamour in a Bottle

    ResponderEliminar