Comunicação sem espinhas



A minha comida preferida é peixe.
Mas tem de ser peixe com cara e corpo de peixe, não ralado e misturado numa cena qualquer gourmet.
É peixe fresco arranjado e grelhado, de preferência comido com vista para o mar.
Luxo, do verdadeiro.

Já a comunicação nas redes sociais, para mim vem carregada de espinhas. Trabalho com ela, batalho com ela, mas às vezes traz-me mais comichão do que alegria.
É quase impossível não bufarmos ao fazer scroll por um feed de uma rede social qualquer. Mais do mesmo e pouco fresco, com ar de comida embalada é o que mais se encontra.
Porquê? Porque ser criativo é lixado. Ter ideias novas é como ter sempre peixe fresco, custa caro e sai-nos do corpo!

E vender peixe?
Ser peixeiro todos os dias?
Em plena Lisboa?
Eu diria: impossível.
Peixeiros dos bons é aqui na praia, logo de manhã cedo, dois berros no ouvido e 'leve que é fresquinho filhinha' e às dez já foi tudo embora.

Mas eis que, foi numa rede social, que me provaram o contrário.

Chamam-se Peixaria Centenária, estão em plena Lisboa e provaram que se consegue vender peixe no Facebook melhor do que qualquer marca que conheço.



Fazem Masterclasses de como arranjar o peixe (ponham o dedo no ar as pessoas que sabem arranjar um peixe em condições, ah pois é, não sabem, não é? Depois metem no forno aquelas cenas sem espinhas e chamam-lhe peixe. Tão enganados que vocês andam!), entregam em casa, fazem filetes prontinhos a cozinhar, juntam a tudo isto alguns legumes fresquinhos, fazem festas e concertos na Peixaria e todos os dias falam connosco no Facebook com uma frescura e carinho, que podiam fazer sermões aos peixes que eu lia na mesma.



São carismáticos, originais, frescos, criam proximidade, 'engajam' os leitores como se de um casamento se tratasse.

Eu que estou aqui sentadinha perto do mar do Norte, com peixinho fresco à porta de casa, e nunca lá pus os pés, qualquer dia mando vir qualquer coisinha pelo correio de tal forma que já me convenceram!



Botem os olhos nisto filhinhas, que não é por acaso que as peixeiras vendem tudo nas primeiras horas da manhã, são morenas, vestem-se bem e estão sempre a rir e também não é por acaso que este nome Peixaria Centenária vai ficar nas vossas cabeças após começarem a seguir os posts deles no Facebook. Aprendam com quem sabe e comam peixe fresquinho em vez dessas cenas raladas verdes que vão ver que a praia até vos vai saber melhor.


















         Rúbrica de:

6 comentários:

  1. Sou fã da Peixaria Centenária e adoro passear-me pela página deles. Do melhor que há!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei encantada e inspirada para mudar tudo tudo na minha página de Facebook !!! Estou farta do mesmo e acabo por fazer tb sempre o mesmo, porque somos seres de sentidos e por vezes a criatividade precisa de um grande update mental!! Parabéns. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer diferente é mais fácil de falar do que fazer:) Por aqui o lema do 'em casa de ferreiro...' aplica-se também. Mas a vontade de mudar e o desafiar a nossa criatividade é o passo mais importante! Por isso já começaste:)

      Eliminar
  3. Não conhecia a Peixaria Centenária, lá está, sou das que não sbe arranjar peixe e como cenas sem espinhas com legumes fresquinhos e chamo-lhes gourmet. Isso e não dar trabalho :).
    Mas prometo que vou mudar, pelos menos visitar a Peixaria Centenária. Que coisa tãi gira, os meus olhos ficaram regalados!! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visita sim Ana, que deve valer bem a pena:) sobre as cenas sem espinhas caímos todos nessa facilidade, mas o sabor compensa o trabalho! Obrigada pelo teu comentário:)

      Eliminar