Faz sentido ter um Pinterest para a minha marca?

Horas, muitas são as horas que passamos no Pinterest. Verdade? Então se passamos lá muito tempo a ver coisas bonitas, se muitas são as pessoas viciadas nesta rede social porque é que não tiramos partido disso para o nosso negócio, blog ou site? Já pensaram nisso?
Esta fantástica rede social é um agregador de inspiração, de toneladas de criatividade e até um forte motivador para nos por a mexer. A verdade é que quando vemos, quando estamos a olhar para uma fotografia sentimos muito mais perto essa emoção, essa vontade. Quando algo está presente e à nossa frente somos facilmente conquistados. As relações criam-se a partir de afinidades e interesses em comum e isso é basicamente a essência do Pinterest. Nele podemos juntar a informação que gostamos, seguir quem queremos e descobrimos o que andámos à procura.
Mas para fazermos alguma coisa nesta rede social temos acima de tudo usá-la. Temos de usar, experimentar, perceber como funciona, partilhar e só depois estamos à vontade para usar o Pinterest como um bom meio de divulgação do nosso negócio. Porque se não soubermos como funciona também não vamos perceber como tirar partido e acima de tudo temos também de perceber se faz sentido ter esta rede social para o nosso negócio.



O que é o Pinterest?
É um mural virtual onde descobrimos,
juntamos e partilharmos aquilo que gostamos,
que queremos ou que ambicionamos.




Faz sentido ter um Pinterest para a minha marca?
O meu público-alvo está no Pinterest?
Avaliar o target do nosso negócio é o mais importante para sabermos que estamos a falar com as pessoas certas e da maneira correcta.

A minha marca já está presente noutras-redes sociais?
É importante avaliar a nossa comunicação para cada rede social. Todas têm metodologias próprias e a comunicação deve ser feita individualmente para cada uma. Se o Pinterest é a primeira rede social a ser criada temos de estar certos que efectivamente é a mais indicada para o nosso negócio.

Quais os meus objectivos para o Pinterest, o que pretendo alcançar?
Como em todos os objetivos de um plano de marketing temos de saber o que pretendemos alcançar com uma nova rede social. O Pinterest é uma rede social óptima para trazer tráfego ao nosso site e aumentar a notoriedade da marca.

Consigo partilhar conteúdos além daquilo que faço?
Para nos ligarmos aos utilizadores e criar uma relação de partilha e descoberta, temos de criar valor. Para isso temos de perceber o que inspira o nosso target no Pinterest e ir ao encontro dele.

Tenho o Google Analytics a funcionar para perceber se o Pinterest tem sido/ ou vai ser uma fonte de tráfego?
Se já temos uma conta no Pinterest, já avaliámos se esta a provocar tráfego no nosso site? É a melhor maneira de percebemos se estamos a ter sucesso na nossa missão.

Tenho recursos para manter uma conta business no Pinterest?
Não basta criar uma conta e deixá-la aberta. “O que não se mexe, não se vê”. É importante trabalhar a rede de forma coerente e assídua.

Para quê criar uma conta business no Pinterest?
Demonstramos personalidade através do que partilhamos
- As marcas partilham imagens que retratam os seus valores, e divulgam ideias e produtos do seu negócio.
- Criam uma relação com o consumidor para além da venda de serviços/ ou produtos. Criam uma relação de “amizade” e empatia.
- Interagem com os utilizadores, muito mais do que um canal apenas de venda/ promoção directa.
Resumindo criamos uma relação entre a marca e quem a segue.

texto: Filipa Simões Freitas


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