5 razões porque ninguém anda a ler o teu blog.

- Porque é que não consigo atrair leitores?
Esta é uma das muitas perguntas que já me fizeram sobre blogs e antes mesmo de percebermos o que poderia correr melhor temos de ter em mente qual é o objectivo do blog. Sim, o que queremos alcançar com um blog. Não basta criar um blog e esperar que chova.
Se nos dias de hoje novos blogs crescem que nem cogumelos também é verdade que o interesse neles vai diminuindo. Porquê? Porque publicidade vemos nós na televisão e no meio de tanta informação, igual ou parecida começa a ser difícil nos destacamos. Ninguém gosta ver mais do mesmo [várias vezes].

#1 o teu conteúdo não é de todo útil
Se queremos ter audiência temos de dar algo em troca, temos de informar, de ser úteis, só assim não somos ignorados. Primeiro temos de saber exactamente para quem estamos a escrever de modo a perceber o que lhes interessa e como podemos chamar a sua atenção. É difícil ganharmos audiência para o nosso blog se só falamos do nosso dia-a-dia e com isso não trazemos nada de novo. A questão é dar a volta e tornar o nosso conteúdo útil a quem nos lê. Criar tutoriais, explicar como fazer coisas, ajudar a organizar algo que sabemos fazer bem. Não basta partilhar o que gostamos mas sim ir mais a fundo na questão. O melhor teste é nos colocarmos no papel de quem nos lê.

#2 o design do teu blog não apaixona
O primeiro impacto é muito importante e quando chegamos a um blog temos que fácil e rapidamente perceber como ele está organizado. Não basta ser bonito tem de ser funcional.
Não vale escolher um tipo de letra diferente para cada post, ou colorir os títulos consoante o tempo ou a nossa disposição. Temos de olhar para o blog como um todo, com uma imagem coerente e que se perceba que ali existe uma preocupação de escrever bem e de atrair o leitor.

#3 Redes sociais a menos
Se o blog é a nossa casa temos de criar caminhos até ela, fazer um mapa e assinalar onde estamos. Basicamente é esta a função das redes sociais em torno do nosso blog, são elas que vão buscar leitores, que vão divulgar o nosso conteúdo e informar onde estamos. Este pode até ser um dos tópicos mais importantes para fazer crescer um blog, pois o poder das redes sociais hoje em dia é muito grande. Cada rede tem o seu funcionamento e o seu público, assim se usarmos vários meios conseguimos chegar a várias pessoas, logo criar tráfego no blog.
É tudo uma questão de estratégia, não vale começar a disparar para todas as redes sociais da mesma maneira, há que compreende-las e definir uma estratégia de ataque. É na rede que vamos criar diálogo, fazer conversa e levar o leitor até ao blog.

#4 Perdeste o foco?
Foca-te naquilo que queres escrever, naquilo que gostas de modo que o leitor perceba o que se trata no teu blog. Podemos gostar de muita coisa e fazer outras tantas mas a nossa escrita e a maneira como a fazemos ajudam a dar um rumo a cada post que escrevemos. Não vale a pena confundir mais a nossa audiência, já existem demasiados blogs e temas.
Se o teu blog é sim variado e fala de muita coisa, é mais difícil conseguir chegar rapidamente a uma grande audiência mas não é impossível. Isto pelo simples facto que o leitor não vai tão facilmente à nossa procura porque o nosso blog tanto fala disto como daquilo.

#5 Sem pedalada
É preciso ter pedalada para aguentar com um blog. Sim, temos de ter ritmo. Se hoje temos um post bom não podemos depois estar 3 semanas sem escrever, assim perdemos quem nos leu no post anterior. O mesmo se passa para as redes sociais, não podemos estar muito tempo sem dar notícias. Queremos ter uma presença forte online e é para isso que temos de trabalhar.

Estas são algumas sugestões de como temos de perceber melhor como o nosso blog vai funcionar e o tempo que queremos dedicar a ele é muito importante para definirmos as nossas metas.

Perguntinha: numa semana quanto tempo dispõem para o vosso blog?

Filipa Simões de Freitas
www.lancecollective.com

2 comentários:

  1. Infelizmente ainda só consigo ter pedalada para publicar uma vez por semana :(
    Bom artigo!

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso das dicas, às vezes uma pessoa desanima mas não pode deixar de postar, por isso mesmo é que defini as quintas e domingos para posts. É preciso perseverança ;)
    Beijinhos

    Glamour in a Bottle

    ResponderEliminar