Mão aos trabalho, ou melhor Get to Work!

Uma das questões que muitos me perguntam é como é que eu me organizo com trabalhos, formações, reuniões e por aí fora. A verdade é que primeiro queixo-me :) Ah! Tenho isto, mais isto, mais isto, preciso de mais tempo, o dia devia de ter mais horas, agora não posso atender... basicamente é esta minha conversa inicial. Mas muitas vezes enquanto faço esta "reza" já tenho uma caneta na mão e estou a escrever as minhas listas de afazeres. Até me considero uma pessoa organizada mas para mim tem de ser tudo escrito porque a cabeça já não tem tanto espaço como o meu disco de backups.

Timings
Nem nós nem o cliente gosta de histórias sem fim por isso estabelecer timings é a primeira coisa a fazer. Nós ficamos a saber até quando temos de dar resposta e o cliente fica descansado com uma data dando-nos liberdade para trabalhar até à data com que nos comprometemos [e isto é muito bom]. Estes timings vão para a minha agenda, agenda que uso no próprio computador que sincroniza com tudo o que é device.

Listas
Um viva às listas - não vivo sem listas. Faço listas diárias com as tarefas que tenho para cada dia, os trabalhos que tenho para fazer e até os emails que tenho para responder. Isto porque não há nada melhor do que o sentimento de dever cumprido e irmos reduzindo a nossa lista de tarefas.
Por isso a minha organização é feita dia-a-dia. O que não é feito hoje, passa para o seguinte.

Organizar, planear e escrever é o lema, no entanto até para estas tarefas tenho de ter a caneta ideal e o caderno perfeito. Talvez seja um defeito [ou qualidade] de designer, mas as canetas são escolhidas a dedo e os cadernos e agendas são mais que muitos. Nesta odisseia de melhor planear os meus dias descobri o "Get to Work Book" da Elise, podem ver aqui a entrevista que fizemos sobre este livro à Elise.


Get to Work Book
É um caderno grande, não se iludam pelo formato A5 pois tem uma lombada de mais ou menos 2,5cm e argolas de metal que facilitam o uso. A capa em kraft tem uma bonita impressão em letterpress que lhe dá um toque muito especial.
O livro tem separadores por meses, no final de cada mês temos uma mensagem motivacional em jeito de cartaz tipográfico que pode ser destacado para fazer um bonito quadro. É importante dizer que o livro começa com o mês de Julho e vai até Junho de 2016.

A organização por mês é feita da seguinte maneira:
1º - temos 2 páginas lisas para apontamentos
2º - um calendário mensal para termos o panorama geral do mês
3º - calendário semanal, divido por dias onde aqui podemos então ter as tarefas dia a dia. Assim como espaço para escrevermos ainda os objectivos da semana.





Com este livro podemos dar asas à imaginação e torná-lo numa obra de arte pois a maneira como o vamos usar depende agora da nossa criatividade. Para nos inspiramos é só dar uma vista de olhos à hashtag #gettoworkbook e ver como além de ser um bom planing este livro é totalmente personalizado à nossa imagem.

https://instagram.com/stitcherie                       https://instagram.com/amytangerine/              https://instagram.com/thecorthouse/

texto: Filipa Simões de Freitas

4 comentários:

  1. Não é mania de designer: eu também tenho de ter uma caneta especial (normalmente uma Pilot 0.4) e um caderno com folhas quadriculadas. Já deixei cadernos nas lojas (Att Srs da Fnac, os vossos cadernos são lindos mas não têm folhas de quadrados) por causa disso. O quadriculado deixa-me segura, dá-me sensação de controlo e irrita-me ver uma folha com linhas escritas às ondas :D. E listas sim, muitas, por tudo e por nada. Já tinha deitado o olho a esta agenda/workbook mas já tinha o Simplified Planner versão semanal, da Emily Ley. É giro mas mais preppy. Prefiro uma agenda curta para o essencial e um caderno para "dar largas à imaginação". Ando carregada sim, mas quem corre por gosto não cansa! Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou fã das canetas da Muji, principalmente as 0.38 e os cadernos que acumulo por aqui? Às vezes até tenho algum receio de os estrear :)

      Eliminar
  2. canetas da muji 0.38! fanzissima!
    qdo ao get to work continuo a achar demasiado grande! eu gosto de andar c a agenda para todo o lado e uso um caderno adicional para ideias, listas, etc.

    ResponderEliminar